Missão e valores

O Universo numa casa…

A Casa: lar de memórias, local para encontros e tertúlias - um espaço de criação, em contínua evolução.

A Casa Florbela Espanca pretende consagrar-se, acima de tudo, como um projecto único e inovador em Vila Viçosa, voltado inclusivamente para o mundo, num gesto de singela homenagem a esta mulher tão extraordinária.

Num formato contemporâneo, a Casa pretende honrar a sua memória, através da sensação proporcionada pelo espaço, englobando mobílias e objectos pertencentes à vivência e ao quotidiano de Florbela, mas também através das palavras que compuseram a sua rica escrita, presentes em livros, cartas, postais e outros.

Esta casa revelar-se-á maior do que as suas paredes, abraçando o universo feminino de Florbela e, consequentemente, passará a conter um universo próprio, dentro de si.

A Casa Florbela Espanca constituir-se-á, ainda, como uma energia activa e positiva, mas também como um combustível singular para a Cultura, fazendo uso do seu próprio programa de actividades, um programa consistente e multifacetado, com a missão primordial de dar a conhecer ao mundo a globalidade do universo florbeliano.

Florbela foi uma mulher com uma intensidade avassaladora no ser e no sentir: de menina que não foi reconhecida oficialmente pelo pai, a adolescente apaixonada pelos livros e por autores eruditos como Camões, a estudante de Direito numa época em que poucas mulheres estudavam, a uma mulher que esteve, afinal, demasiado à frente de
seu tempo, tornando-se lamentavelmente incompreendida. Foi escritora, jornalista, tradutora, professora, mas foi também rotulada de neurótica e de suicida, o que atrasou a recepção positiva da sua obra junto da crítica literária e, consequentemente, do público em geral - uma mulher de fibra e de qualidades inquestionáveis que, devido aos
condicionalismos da época, não conseguiu ser amada nem reconhecida.

A Casa propõe-se, na sua génese, a resgatar junto da memória de Florbela Espanca a glória que lhe foi negada em vida, contribuindo, ainda, de uma forma transversal para a criação de sinergias ao nível local, nacional e além-fronteiras, através de acções de carácter criativo, devolvendo a relevância histórica e cultural à vila “princesa do
Alentejo”, como em tempos áureos da Casa Real de Bragança e, em simultâneo, como roteiro de peregrinação e devoção à padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.

Estamos seguros de que Florbela Espanca merece este valoroso reconhecimento e que Vila Viçosa também!

Da Ruína à Glória

Florbela d’Alma da Conceição Espanca: nome por ela escolhido, repleto de simbolismo, expressão de uma alma sofrida e de uma vida tumultuosa, envolto numa morte prematura, ainda hoje desperta paixões e alimenta mistérios.

A Casa Florbela Espanca será um local de peregrinação literária, onde os inúmeros admiradores da escritora terão a oportunidade de conhecer a sua intimidade do lar, beber da fonte original as circunstâncias em que a poetisa iniciou a criação de uma obra tão rica, fruto da vivência de uma mulher demasiado à frente de seu tempo, no advento do feminismo português. Esta forma de sentir e de estar no mundo gerou a sua desconsideração durante décadas, chegando tardiamente ao ensino nacional, ainda que sem o devido destaque, embora seja profusamente estudada em diversas universidades de renome mundial.

A Casa – sede deste projecto cultural – assume um imenso orgulho na pretensão de devolver Florbela Espanca a Vila Viçosa, mas também a Portugal e ao mundo, rejeitando as marcas dolorosas de um tempo de injusta negligência. Por esta razão, a primeira semente a germinar foi a semente do esforço árduo, mas bastante recompensador, da recuperação do espaço, possibilitando o reerguer, de modo claramente digno, da memória de Florbela, na esperança de entregá-la à fruição de todos aqueles que queiram mergulhar no seu ambiente íntimo, tão breve quanto possível.

Intocável, como a memória de Florbela, a Casa manterá a sua traça original, sem prejuízo para as adaptações necessárias a uma abertura ao público. O objectivo primordial constitui-se através da criação de uma experiência única e genuína, que envolva o visitante nos aspectos da vida quotidiana da poetisa, transportando-o para as suas vivências, inspirações e inquietações.

Salvar a Casa da ruína e recuperar os anos em que a sua existência se confundia com os juízos de valor injustos acerca de Florbela é também o primeiro passo para devolver a merecida glória a uma mulher inegavelmente extraordinária. Cremos estar no bom caminho para o efeito!

Tem perguntas? Escreva-nos!

Aguardamos a sua resposta, com elevada expectativa!

Escreva-nos!

Obrigado! O seu envio foi recebido!
Oops! Alguma coisa correu mal ao submeter o formulário.